quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chorei na ópera hoje!!!

A maioria dos meus amigos e alunos sabe como eu ando chata com as montagens de ópera que tenho assistido! Eu sou EXTREMAMENTE crítica no que diz respeito à atuação dos cantores.
Tenho visto montagens com uma direção boa ou razoável, às vezes muito boa, mas com cantores que não são bons atores, e isso limita imensamente o impacto que uma ópera pode causar no público. Fazia muuuuito tempo que eu não chorava ao assistir uma ópera. E hoje eu chorei.
Vi Andrea Chenier, no Palácio das Artes, Belo Horizonte. Licio Bruno, Janette Dornellas e Martin Muehle ARRASARAM!!
Ópera longa. 4 atos. O primeiro ato não é particularmente interessante. Mas conforme a trama se desenvolve, a coisa começa a melhorar. Fiquei encantada com o tenor Martin Muehle, que eu não conhecia. Linda voz e uma presença cenica incrível! O Licio que já conhecia, e ele também está maravilhoso em cena e vocalmente. Fiquei imaginando que ele faria um Scarpia brilhante! A Janette começou a arrasar na famosa ária La Mamma Morta!!! Brava veramente! Maravilhosa! E o dueto final foi emocionante. Chorei muito!! Pena que o público começou a aplaudir no fim, antes do final do dueto, bem na parte mais emocionante... Era uma apresentação fechada pros investidores, portanto o público não era muito conhecedor.
Foi uma noite incrível, em que eu presenciei o que não via há muito tempo, ou seja, uma ópera que me levou às lágrimas! Como é poderosa a ópera! Sem dúvida a mais completa das artes. Capaz de atingir o ser humano bem no fundo da alma e do coração!! SE for bem cantada E PRINCIPALMENTE atuada!!!

Vou dormir feliz!!