domingo, 2 de dezembro de 2012

2 de dezembro de 2012 (Tia Avany se foi...)



Na sexta-feira, ao visitar a igreja principal da cidade de San Salvador, eu vi uma imagem grande de Cristo. Eu me posicionei bem em frente, num local em que parecia que Cristo estava olhando bem nos meus olhos, e pedi que o melhor acontece
sse para a minha tia e que ela não sofresse muito. Ele me atendeu. Hoje às 18h, horário de SP, ela faleceu.

Minha irmã tinha saído do quarto fazia 45 min para voltar para SP. Uma amiga nossa, que minha tia gostava como se fosse uma filha também, estava segurando a mão dela, e o meu tio (esposo) estava ao lado. Ela piorou muito hoje cedo, estava sedada e tinha entrado em um coma. Então ela descansou.

Viveu mais de 80 anos sem ter nem uma gripe (ela dizia!!!). Nos últimos dois anos começou a emagrecer e teve uma doença muscular estranha, da qual tinha melhorado muito, mas infelizmente teve essas outras coisas no último mês.

Eu a amava muito, e, cada vez mais, vai-se a família e a gente vai ficando cada vez mais sem base, sem chão... Triste. Mas é a vida.

Esta foto tiramos umas semanas atrás, quando eu e minha irmã fomos visitar, depois que ela pegou uma broncopneumonia, mas já estava melhorando.

Que ela esteja bem. Que ela encontre minha mãe e meus avós, e todos que se foram e que ela amava... Na verdade, eu não acredito nisso... Mas seria legal se acontecesse.

Minha irmã escreveu um email lindo, dizendo para eu não ficar triste e que o "show deve continuar"! Minha irmã é uma das pessoas mais honestas e "pontas firmes" que eu conheço. Sinto pena por não ter podido estar do lado dela nesse momento, para dividir o peso dessa perda. Ela disse que os últimos dias foram bem difíceis.

Fico feliz que minha tia tenha descansado. Ela não queria continuar vivendo daquele jeito que estava. Fico triste porque é mais uma pessoa que eu amava que se foi e de quem vou sentir muita falta. E fico mais triste ainda por não ter aproveitado mais quando ela estava bem e "por aqui"...

A vida é mesmo uma merda... Mas só nos resta viver da melhor forma que pudermos e sendo o mais humanos, amigos e "do bem" que pudermos. Porque "daqui não levamos nada - só a vida que levamos"... É verdade.

Qual é o propósito desta nossa vida, se não for o de tentar tornar o mundo um lugar um pouquinho melhor??!! De que forma? Talvez com a minha arte... Ajudando um pouco os animais indefesos. Sei lá... Às vezes tudo me parece tão sem propósito... Mas, como eu não tenho a mínima tendência suicida... O negócio é cumprir a nossa "estadia" aqui neste mundo da forma mais digna que podemos... enfrentar velhice e doenças (a dos familiares e a nossa!) da forma mais digna... porque não tem outro jeito...

Eu tô bem. Chorando... mas bem. Como disse minha irmã "the show must go on - em todos os sentidos"!!!

San Salvador 2012


Mais fotos!  Depois escrevo "legendas"...








Centro da cratera do vulcão Boquerón

nosso motorista em San Salvador, Óscar.




Numa Pupuseria, depois do show
Pupusas, a comida típica












Na cidadezinha de Suchitoto

Essa cadelinha linda dava a patinha: Dá-me tu mano!  E ela dava!  hahaha  Muito fofa!