C.V.


NAOMY SCHÖLLING


Natural de São Paulo, após ter iniciado seus estudos de canto com o soprano Adélia Issa, passou a estudar com o baixo Eduardo Janho-Abumrad, tendo realizado recitais na cidade de São Paulo e pelo interior do estado, com repertório variado.  De 2004 a 2008, cursou Canto Erudito, no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (U.L.M.), sob a orientação de Francisco Campos e Regina Elena Mesquita.   

Recebeu aclamação pública e reconhecimento da crítica em sua estréia na ópera Così Fan Tutte, de Mozart, no Theatro São Pedro, Jun-Jul/05, dir. cênica de Mauro Wrona, dir. musical João Maurício Galindo (personagem Despina).  Em fev/mar de 2006, novamente obteve imensa aclamação pública com sua estréia no Theatro Municipal de São Paulo na série Matinées do Municipal como Bastiana na ópera Bastien und Bastienne de Mozart, dir. cênica de Regina Elena Mesquita e regência de Daniel Miziuck.  Em junho de 2006, foi Polly Peachum na montagem de A Ópera dos 3 Vinténs, de Kurt Weill e Berthold Brecht, no Theatro São Pedro, sob regência e dir. cênica de Paulo Maron.  Em dezembro de 2006, foi a professora Miss Wordsworth na montagem de Albert Herring, de Benjamin Britten, no Theatro São Pedro, regência de João Maurício Galindo, dir. cênica de Mauro Wrona.  No decorrer de 2006 participou de, bem como produziu, diversas Terças Musicais no saguão do Theatro São Pedro.  Em mar/07, protagonizou a Vesperal Lírica Rita, de Gaetano Donizetti, sendo a primeira montagem desta ópera no Theatro Municipal de São Paulo, dir. cênica de João Malatian, e musical da pianista Profa. Karin Uzun.  

Em 2008, criou a Série CORTINAS LYRICAS DO OFICINA, da qual foi curadora e coordenadora geral, tendo participado de alguns recitais dentro da série.  Também adaptou, dirigiu, produziu e atuou na Opereta da Gramática, que, em 2008, teve curta temporada no Teatro Oficina e participou do festival de teatro ‘As Satyrianas’, e, em 2009 participou do ‘Primeiro Encontro de Estúdios de Ópera de São Paulo’, organizado pelo Teatro Municipal.  

Em 2009, protagonizou sua própria produção da ópera Rita, de Donizetti, no Theatro São Pedro.  De março a julho de 2011 coordenou a segunda edição da série CORTINAS LYRICAS DO OFICINA, dessa vez com patrocínio da Petrobras.  

Em agosto de 2012, protagonizou Le Devin Du Village, de Rousseau, dir Dagoberto Feliz, no TUCARENA, São Paulo.


Como Cantora Popular, já levou seu show 100 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA, criado em 2011, para Dublin (Irlanda), San Salvador (El Salvador) e cidade do Panamá (Panamá).

De 2010 a 2013 foi professora de Interpretação Teatral para Cantores na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo, antiga ULM e depois Centro de Estudos Musicais Tom Jobim).

De 2005 a 2012, quando fez parte do elenco, foi Preparadora Vocal do Grupo Oficina. 

Trabalhos de direção: Italia in Concerto, direção de ator, SESI Paulista (2012); A Flauta Mágica, com alunos do ópera-estúdio da EMESP, direção de ator (2010); Manon, de Massenet, highlights, Centro Cultural São Paulo (2009), com Pergy Grassy, Clayber Guimarães e Ademir Costa, direção de ator e de cena; Opereta da Gramática, produção, adaptação, direção de ator e de cena (2008), dentre outros.

Atriz formada pela Escola de Arte Dramática (E.A.D.) – USP, participou de grandes produções teatrais em São Paulo e Rio de Janeiro, tendo recebido elogios da crítica por seu trabalho no musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque, dir. Gabriel Villela, no T.B.C., Set/00 a Mar/01 (personagem Teresinha).  De 2005 a 2012 fez parte do grupo Oficina Uzyna Uzona, tendo participado das 5 peças totalizando 26 horas que compõem o clássico Os Sertões de Euclydes da Cunha, com dramaturgia e direção de José Celso Martinez Correa (temporada em São Paulo encerrou-se em 01/abr/07, com turnê para Rio, Recife, Salvador, Quixeramobim e Canudos no 2° semestre de 07).  Em julho e agosto/08, foi uma das protagonistas da peça Cypriano e Chan-ta-lan, de Luiz Antonio Martinez Correa, no Teatro Oficina, dir. Marcelo Drummond, de volta em cartaz às quintas-feiras do mês de dezembro de 2008, e também, no segundo semestre de 2008, participou da peça Os Bandidos, de Schiller, adaptação e direção de Zé Celso Martinez Correa, no mesmo teatro.  Em fevereiro e março de 2009 participou da remontagem de Bacantes, pelo Grupo Oficina, no SESC Araraquara.  Participou da adaptação de Zé Celso de O Banquete de Platão, no Teatro Oficina, no decorrer de 2009, bem como da montagem de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, de Zé Celso. Durante 2010, participou da turnê do projeto Dionisíacas em Viagem, com um repertório de 4 peças, por 8 capitais brasileiras.  Durante 2011, foi Sappho, na peça Sappho de Lesbos, de Ivam Cabral e Patricia Aguille, no Teatro Satyros 1, e participou do espetáculo Macumba Antropófoga, adaptação de Zé Celso sobre o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, no Teatro Oficina.  Em janeiro de 2012, com o Grupo Oficina, apresentou a peça Bacantes no festival Europalia na Bélgica, e, em seguida, apresentaram-se no Theatro São Luiz, em Lisboa, Portugal.  No primeiro semestre de 2012, apresentou a Macumba Antropófaga 2012 com o Grupo Oficina, sendo que a temporada se encerrou com apresentações nos SESCs Campinas, Bauru e Araraquara.


No primeiro semestre de 2013 esteve em cartaz com a Opereta da Gramática, no Teatro Martins Penna, com patrocínio da Panco (através da lei de incentivo ProAC ICMS). 


Atualmente Naomy se dedica à sua empresa de produção artística NAOMY SCHÖLLING PRODUÇÕES e à realização de seus próprios projetos.


Outros trabalhos incluem: Romeu e Julieta – A Lenda do Amor Entristecido, adaptação de Wagner Cintra da obra de Shakespeare, como atriz e assistente de direção, tendo introduzido o grupo à linguagem da Commedia dell’Arte; The Célio Cruz Show, de Newton Moreno, dir. Paulo Faria, Teatro Agora (2003); Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès, dir. Roberto Lage (2002); Wild’Stories, texto e dir. Alexandre Stockler, Teatro Sérgio Cardoso (2002); A Luta Secreta de Maria da Encarnação, de Gianfrancesco Guarnieri, Teatro Sérgio Cardoso (2001); Entre as Cerejeiras, baseado em Tchekov, texto de Jolanda Gentilezza, dir. Luciano Quirolli (personagem: Vária); A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes, dir. Marco Antonio Rodrigues (personagem: Beata Mocinha); Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, dir. José Rubens Siqueira (personagem: D.Senhorinha); O Auto das Barcas, de Gil Vicente, dir. Cláudio Lucchesi; A Gota d’Água, de Chico Buarque, dir. Regina Galdino e Myriam Muniz.

Outros cursos realizados: Commedia dell’Arte, com Tiche Vianna e Ésio Magalhães; A Técnica do Odin Teatret - com Ian Ferslev (integrante do grupo dinamarquês Odin Teatret); Shakespeare - com o diretor Ron Daniels; e, em Londres: Mímica e Teatro Físico, com Desmond Jones, na “The Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre”, Physical Characterisation, com Peter Bailie, ator/mímico inglês, no Actor’s Centre, e Clown, com Philippe Gaulier, na École Philippe Gaulier.

Formada em Tradução & Interpretação, com Licenciatura em Letras (Inglês e Português), pela Faculdade Ibero-Americana (atual UNIBERO).

   
E-mail:  nscholling@hotmail.com   
DRT:     013635 (SP) – Atriz


Nenhum comentário: